A cirurgia bucomaxilofacial é uma especialidade da odontologia que trata das lesões e tumores, deformidades faciais, fraturas da face, lesões de origem odontogênicas congênitas ou adquiridas.
A cirurgia ortognática é um ramo da cirurgia buco maxilo facial que trata as deformidades faciais adquiridas ou do desenvolvimento.
Estas deformidades acometem tanto homens quanto mulheres na idade do crescimento, podendo ser identificados precocemente.
O tratamento se dá através da interação multidisciplinar com ortodontistas, cirurgiões, psicólogos, fonoaudiólogos, dentística restauradora, implantes e próteses.
Inicialmente o Problema é detectado por um exame ou por queixa do próprio paciente. Uma vez diagnosticado, o paciente é submetido a tratamento ortodôntico, onde seus dentes são alinhados permitindo assim serem corrigidos simetricamente, desta forma ficando apto para a correção cirúrgica.
A maioria das pessoas passa por grandes transformações e, em algumas vezes, devem ser acompanhadas por psicólogos e fonoaudiólogos.
A correção cirúrgica é feita em ambiente hospitalar sob anestesia geral e o paciente tem alta no dia seguinte. Sendo acompanhado em consultório. Depois de dez dias os pontos são removidos e em média quinze dias depois o inchaço haverá desaparecido.
Pacientes carentes podem ser operados por programas em hospitais públicos, e acompanhados por profissionais da rede pública. O benefício é inconteste, e faz a diferença, quando estas deformidades comprometem o comportamento dos pacientes que na sua grande maioria são vitimas e marginalizados por uma sociedade que exige da estética o seu custo.